2ª Mensagem Direta: Texto e o Autor

O texto e o Autor

São comuns em minha caixa de e-mail o contato de pessoas que se preocupam comigo e que acreditam fielmente no quanto sou depressivo, triste, irônico, gótico, EMO e afins. Pessoas que me rotulam pelo que escrevo e esquecem que o texto é quase sempre ficcional.

Ontem eu recebi da Nanny*, leitora muito assídua do blog felipobellini.blogspot.com e da revista Dor Marginal, onde publico, me oferecendo um dia para conversar sobre o meu relacionamento, referente ao conto nº 28, Apenas Amigos:  http://felipobellini.blogspot.com/2011/08/28-miniconto-apenas-amigos.html

O fato é, que o meu relacionamento anda de vento em polpa, mas o que a Nanny não entendeu é que o texto é ficcional, e que o meu narrador não sou eu. Ele é algo que produzo para transmitir a sensação que desejo e que muitas vezes se altera pelas diferentes emoções que o leitor está sendo vitimado antes, durante e pós a leitura do texto.

Então, para não me estender muito nesse post, vou me dedicar a reclamar que, quando forem ler um texto narrativo, como um conto, um miniconto, uma crônica, um romance, uma peça de teatro, o leiam de forma profunda sem levar em consideração a biografia do individuo. Não entendam o sentimento transmitido pelo texto como a emoção do autor, mas sim como a emoção que o autor transmite. Não é porque eu escrevo um texto depressivo que obrigatoriamente eu sou depressivo e ainda visto preto e uso maquiagem e corto os meus pulsos. Não é porque eu escrevo um crônica criticando políticos que eu vou ser anti-política. Não é porque escrevi um texto sobre um velho e uma mulher andrógena que vivenciei algo do tipo. Assim como não tenho um relacionamento vazio apenas por ter escrito o miniconto: “Apenas Amigos”.

O escritor é mutante, passageiro e ator de muitas vidas. São arquétipos em que mergulhamos e naturezas que transformamos para por em papel milhares de vidas que são ricamente chamadas de “personagem” = “pessoa em ação”, “pessoa em imagem”.

Obs: A Nanny é um apelido e a pessoa aceitou que seu comentário fosse citado nesse artigo.

Autor: Felipo Bellini Souza        Criação: 04/09/2011     Objetivo: felipobellini.blogspot.com 

Comentários

Camila disse…
Concordo plenamente Lipo, mas eu entendo sua amiga também. Muitas pessoas se escondem em seus textos para dizer o que realmente sente. Ou publicam músicas e textos de outros com essa mesma intenção. Não é pecado as pessoas generalizar, mas é bom ter esclarecido a todos. Ah, e realmente seus textos são muito depressivos, mas curto muito hehehe. E como são bem escritos e passam fortemente essas emoções, as pessoas confundem mesmo como se fosse seu, então não as culpe se você escreve muito bem \o/\o/\o/
Beijãão!!
Demonstre disse…
Obrigado por falar que eu escrevo bem! Apenas esclarecendo, eu não fiquei chateado nem nada disso, apenas tentei esclarecer algo para a vida, onde confundimos narrador com autor, e acabamos rotulando-os.

Mesmo que os escritores se escondam por trás de seu texto, quando os finalizam já não são eles nem seus sentimentos que estão ali, são os sentimentos do narrador.

Beijo camila!!!! Obrigado!!!