4ª Coluna Esportiva – Aumento dos Ingressos: Mal necessário ou Higienização social?


Aumento dos Ingressos: Mal necessário ou Higienização social?

Boa noite, Leitores!

O texto de hoje irá retratar a minha opinião perante o aumento dos preços nos jogos de futebol no Rio Grande do Norte. Como não tenho conhecimento de informações das equipes do interior, eu irei retratar somente os dois grandes da capital: ABC e América. Me desculpem, torcedores do Alecrim. No entanto, isso pode servir para você, de qualquer estado ou região do País.

Torcedor, quanto você acha que devemos pagar em um jogo do campeonato estadual? Acredito que o preço deve ser menor do que nas séries do Campeonato Brasileiro. Semana passada eu vi a notícia dos preços para o campeonato estadual e tomei um susto. O ABC vai cobrar 40 reais (inteira) e 20 reais (estudante). Já o América vai cobrar 34 reais (inteira) e 17 reais (estudante). Achei os preços totalmente abusivos para uma maioria da população que não possui condições de pagar tudo isso para ir à maioria dos jogos.

Muito se fala que o futebol de hoje em dia está caro. Cada vez mais as equipes precisam gastar para alcançar resultados satisfatórios. Sendo assim, umas das soluções seria a ajuda da torcida que poderia aderir ao movimento do sócio-torcedor. Concordo! O futebol realmente está caro, ser sócio-torcedor iria trazer inúmeros benefícios e ajudaríamos nossos clubes. Só que, para que isso aconteça, deve haver uma via de mão dupla.  Quero dizer que, assim como os deveres, também possuímos os direitos como torcedor. Está tudo no estatuto do torcedor.

A decisão tomada pelas diretorias nos leva a crer que estamos sendo “forçados” a nos filiarmos como sócios de nossas equipes. Mas se querem que paguemos caro, também podemos exigir o mínimo para um bom espetáculo. Coisas como: boa infra-estrutura, estacionamento de boa qualidade, segurança nos perímetros do estádio, conforto nos lugares de assento, banheiros higienizados, mobilidade (acessibilidade), locais padronizados para deficientes, ambulâncias a mais para qualquer casualidade, entre outros inúmeros serviços dos quais temos direito e podemos exigir. Fora que algumas coisas ferem o estatuto do torcedor.

O Brasil é ainda um país da desigualdade social. Se por exemplo, o time jogar 10 partidas em casa no estadual e o preço é de 40 reais, significa que ele (torcedor), no mínimo, vai gastar 400 reais em ingressos. Fora que algumas pessoas não possuem carros e precisam ir de ônibus. Ou seja, é um gasto excessivo. Esse dinheiro fará muita falta. Sendo sócio-torcedor o preço poderia sim cair. Mas quem garante que nós teremos atendido todos os nossos direitos como torcedor? A diretoria precisa ir com muita parcimônia perante esta situação. Eu sou totalmente de acordo com a opinião do jornalista dos canais ESPN, Lúcio de Castro, quando ele diz que estão fazendo uma higienização social nos estádios. Concordo!

Eu estou aqui formando a minha ideia e querendo que o leitor pense e forme a sua também. Cada vez mais as classes mais pobres estão sendo afastadas dos estádios. Sem contar a presença da família que, por medo da violência, deixa de ir muitas vezes ao jogo do seu time de coração. O preço do ingresso pode subir, mas existe uma série de fatores para que isso venha a se firmar. E, no momento, não seria o ideal.

O Marketing das equipes poderia pensar primeiramente em como atingir seu público alvo a se tornar sócio ao invés de já impor “regras”. Você acha justo pagar tão caro sabendo que algumas torcidas organizadas recebem ingressos da própria diretoria? Pois é! Esse é outro fator que incomoda o bolso de quem paga.

Não sou contra o aumento dos ingressos. Como salientei anteriormente, isso pode ocorrer desde que nós, espectadores, tenhamos os nossos direitos de segurança, conforto, acesso, etc também mais adequados e estruturados. Preços altos e condições favoráveis para um bom espetáculo.

Por: Raniery Maciel Vítor Medeiros  Em: 09/01/2012. Objetivo: www.LigadosFM.com

Este texto pertence ao blog Ligados FM - Confira: http://www.ligadosfm.com/#ixzz1izwjxrYM


Confira meu último trabalho: http://www.ligadosfm.com/2012/01/origem-brasil-destino-europa.html#axzz1izwSm6xj

Comentários

Camila disse…
Bom, meu conhecimento de futebol e da parte de finanças é muito pouca... Mas o que posso dizer é que fica difícil uma família gastar tanto dinheiro (pois é 40/34 reais pro cabeça) para assistir um jogo, com uma torcida nada organizada e tantos problemas de infra-estrutura que você falou. Acredito que com preço baixo atrai mais pessoas para o estádio e, por fim, seria mais lucrativo do que deixar tão caro e só algumas pessoas poderem pagar... não creio que o retorno seja positivo como eles esperam...
Agora, quanto ao sócio torcedor... quais são as desvantagens?
Gabriel_Amorim disse…
Parabéns pelo texto Raniery Medeiros, concordo plenamente com você, preços abusivos a realidade do da população, o povo potiguar exige respeito.
Hyago Barreto disse…
Ingresso a trinta reais já tá caro, quanto mais a 40. E os menos favorecidos? Será que tem condições de pagar esse preço todo jogo? Se um Pai quiser ir a um estádio com o filho vai ter que pagar 80 reais, ou 60 se o moleque tiver cart. de estudante, é muito! (No caso do Frasqueirão) Isso sem falar na localização do estádio, né.
Vivianne disse…
Realmente é algo a se analisar.
Os ingressos ser cobrados de acordo com a estrutura dos estádios e afins. Não adianta colocar valores abusivos, sendo que muita gente deixará de ir por conta disso..

PS: Sou de São Paulo e geralmente a meia entrada é R$15.
Guilherme Siqueira disse…
Concordo com você meu caro. Os preços dos ingressos está um verdadeiro absurdo.Isso só afasta o torcedor do clube.


Com isso depois as diretorias reclama que a torcida não comparece aos jogos. Com esses preços absurdos não tem como comparecer mesmo.
Yves disse…
Parabéns Rani!!
concordo plenamente.. Preços abusivos são ofertados nos ingressos para se assitir ao jogo!
O nível de segurança deixa a desejar.
infra-estrutura não compatível com os preços dos igressos.
será que é melhor manter o preço auto e ter um numero limitado de torcedores?
ou reduzir o valor do ingresso e ter um aumento gradativo na demanda de vendas de entradas?
foi a minha deixa.
Daniel Senra disse…
Ingresso a esse preço no RN é um absurdo. Primeiro, pq não tem futebol que justifique tamanha conta, segundo nem estrutura: os melhores jogos serão em Goianinha ou quase na Barreira do Inferno (nome muito apropriado para o local).
E outra, como o América pode exigir sócio-torcedor e dar ingresso para o mesmo, se nem estádio tem, pra mandar os caras pra Goianinha... brincadeira!!
Jéssica Medeiros disse…
Muito boa sua iniciativa de suscitar esta questão, Rany. É extremamente válida a atitude administrativa dos times de promover a fidelização do torcedor, aumentando as benesses do famoso "sócio-torcedor". Todavia, fazendo a comparação entre o custo despendido para quem não adere a este instrumento e o benefício obtido pela compra de ingressos "individuais" (a cada jogo), logo notamos que estamos sendo violentados. As diretorias dos clubes potiguares - principalmente dos times da capital, uma vez que, assim como você, não tenho conhecimento da situação interiorana - estão se utilizando do amor que os torcedores possuem pelos seus clubes, bem como da estável situação de tais times no campeonato brasileiro para cobrar preços totalmente desarrazoados. O futebol brasileiro é um lazer sobretudo das massas, uma das poucas opções que as camadas menos abastardas do país possuem como diversão. E, vejamos bem, o lazer é um direito constitucionalmente garantido. Impedir que milhares de família não possam frequentar os estádio, através da cobrança de valores absurdos, é ferir profundamente a CF. Desejar que um pai de família pague, no mínimo, 40 reais a cada jogo (fora custos de transporte, ingressos de filhos e/ou esposa, alimentação) é desmerecer todo o esforço e a satisfação que este mesmo pai possue em ver seu time do coração entrar em campo. Abram os olhos, diretorias!
Jéssica Medeiros disse…
*os estádios
**possui
Lukas disse…
Nossa Raniery parabéns,belas palavras,representou bem os torcedores de seus ddevidos clubes!!
Lucas silva!
É um absurdo esses preços cobrados pelos clubes de Natal, até em campeonato potiguar, sem condições.
Pro torcedor alvirrubro é mais pesado ainda, pq tem que se deslocar pra goianinha, ai é no mínimo uns 70 reais. preços abusivos, e pouca comodidade.