2ª Entrevista Literária - Leonardo Barros

Olá, leitores! Estão curtindo muito este feriado de Sexta-Feira Santa? O nosso convidado de hoje é o Médico Anestesiologista e Escritor Leonardo Barros, que já possui grande experiência literária; é autor dos livros “Amor de Yoni”, “Saúde, Beleza, Prosperidade e Riqueza”, “O Maníaco do Circo” e “Solteiro em Trinta Dias”. Nascido em Aracaju-SE, reside atualmente em Natal-RN.

O autor Leonardo Barros

Ligados: Quando se deu o início de sua carreira literária? 

Leonardo Barros: Fica difícil especificar o começo do processo... Mas o primeiro livro foi publicado em 2008. 

Ligados: Como escritor, em que estilo você se baseia? 

Leonardo Barros: Meu estilo é a fluência, a clareza de uma ficção que entretém, que prende a atenção ou que diverte o leitor. Esses são meus compromissos. Quanto ao gênero, eu costumo ser eclético. Tenho um romance erótico, um suspense policial e duas comédias. 

Ligados: Você costuma ser muito aberto em relação à temática que aborda. Qual gênero você acha mais difícil de escrever?

Leonardo Barros: Creio que não há "gênero difícil". A escolha do gênero ou temática a ser abordada deve ser natural. É uma questão meramente volitiva: se você quer escrever sobre o tema, escreva! Simples assim. Os gêneros que não gosto são o drama e a tragédia. 

Ligados: Quando você começou a se interessar pelo conteúdo abordado em seus livros? 

Leonardo Barros: Costumo dizer que “só me interessa escrever sobre o que me interessa”. O conteúdo muda de acordo com a vida de quem escreve. Talvez por isso eu tenha obtido tanta aceitação dos leitores: quem escreve com paixão, tende a escrever uma boa literatura. 

LigadosQuais são os títulos já lançados? 

Leonardo Barros: São quatro títulos: “Amor de Yoni”; “Saúde, Beleza, Prosperidade e Riqueza – a história de três patetas que decidiram abrir um cabaré”; “O Maníaco do Circo”, e a mais recente comédia “Solteiro Em Trinta Dias – Receitas de sucesso de um ex-otário”. 
Há também “The Circus Freak”, a tradução para língua inglesa do livro “O Maníaco do Circo”, que está disponível no mercado americano sob a forma de livro digital e impresso. 

Ligados: Os EUA possui o maior mercado editorial do planeta, e o número de livros publicados cresce com uma frequência assustadora a cada ano. Você acha que isso pode afetar diretamente as vendas da sua obra "The Circus Freak", já que existe uma variedade enorme de livros disponíveis?

Leonardo Barros: Há alguns dias ouvi alguém dizer "não seja peixe grande em aquário pequeno". Para mim, essa metáfora ilustra perfeitamente o motivo pelo qual eu resolvi investir no mercado americano. A literatura é uma arte que demora a ser consumida, e, consequentemente, a ser divulgada. Quanto maior o número de "sementes" plantadas pelo autor, melhor. O fato de haver um grande número de publicações no mercado americano não é razão para se sentir desestimulado.

Ligados: Fale um pouco sobre as suas obras. 

Leonardo Barros: O primeiro livro foi produto de uma brincadeira de amigos que, por gostarem das histórias que eu contava, repetiam que eu “devia publicar um livro”. Mas a brincadeira se tornou um trabalho sério e comprometido com um bom resultado. Por isso comecei a estudar. O segundo livro, “O Maníaco do Circo” foi um grande sucesso que comprovou que eu estava no caminho certo. A partir daí, escrever se tornou um processo natural e contínuo. 

Ligados: Qual o reconhecimento do público em geral, sobre seus livros?

Leonardo Barros: A crítica tem sido favorável. Os livros têm grande aceitação entre os leitores. 

Ligados: Todos nós já recebemos críticas, sejam elas positivas ou negativas. No seu caso, elas o ajudaram a amadurecer como autor? 

Leonardo Barros: Claro que sim. Recebo críticas diariamente no meu perfil do Facebook. Alguns colegas escritores como o Lima Neto, e outros escritores que mantém blogs destinados à divulgação literária, também contribuem para esse processo de evolução. Mas tão necessário quanto saber ouvir é saber como reagir às críticas... Nem toda opinião é um ótimo conselho. Que pese sempre o bom-senso. 

Ligados: Quais as suas pretensões futuras? 

Leonardo Barros: Mais que uma pretensão, meu objetivo é escrever uma boa literatura, levar prazer e diversão ao leitor. O que vier, além disso, para mim, é lucro. 

Ligados: Possui algum projeto no momento?

Leonardo Barros: Tenho um suspense policial em edição. Mas o título ainda é sigiloso. 
Estou editando também a quinta publicação do escritor potiguar Ciduca Barros (meu pai). O livro vai estampar o meu selo editorial: LB Editor. 

Ligados: Pretende levar adiante o seu Selo Editorial, passando a publicar novos escritores?

Leonardo Barros: O selo "LB EDITOR" assina as minhas obras, algumas obras do escritor Ciduca Barros e um livro do escritor Jean Fernandes. Por enquanto, não tenho intenção de criar uma empresa a partir do selo. A ideia é ajudar amigos e novos escritores a publicarem suas obras. Logo o selo publicará o livro “Minha Gente Engraçada Do Seridó”, comédia de crônicas assinada por Ciduca Barros, caicoense e bancário aposentado que lançará, em seu quinto livro, uma coletânea de histórias engraçadas do seu povo. 

Ligados: Qual a dica que você deixa para quem está se engajando no meio literário?

Leonardo Barros: Estude. Seja humilde, mas não se humilhe. Estude muito. Persista. E fique esperto: tem muita gente querendo explorar financeiramente a vaidade do novo escritor! 

Perguntas Rápidas:
Um Autor (a): Nelson Rodrigues;
Um Ator (Atriz): Wagner Moura;
Um Site: facebook.com
Uma Música: “Hem of your garment”, da banda Cake.
Um Filme: Amnésia (Memento, Estados Unidos, 2001), de Christopher Nolan (roteiro e direção). 

Links com o seu material:
Canal no Youtube: youtube.com/leobarrosescritor 
Como adquirir suas obras: Os livros impressos podem ser encontrados na saraiva.com ou podem ser comprados diretamente do autor, através de contato pelo facebook. Todos os títulos estão disponíveis em versão digital na amazon.com.

Ligados: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Leonardo Barros: Gostaria de agradecer a atenção e a gentileza do colega Thiago Jefferson, pois toda divulgação deve ser bem recebida pelo escritor. 


Autor: Thiago Jefferson - Criação: 06/04/2012 - Objetivo: www.ligadosfm.com

Comentários