59º Mundo Cão - O Papel é Simples, Não Jogue no Lixo! (VERÃO ESPECIAL!!!)


Publicação especial de Verão, a Mundo Cão republica uma coluna originalmente publicada em "Entre o Cult, o Pop e o Mundo-Cão", em 09 de junho de 2009.

Porque reviver faz parte da construção da história!

Boa leitura!

O chamam de conhecimento 360 graus... Mas, o que seria conhecimento 360 graus? Conhecimento 360 graus, melhor definindo, é a vigência instantânea ou quase onipresente de um colaborador em todos os setores da empresa. Não é nenhum bicho de sete cabeças conhecer todos os segmentos de uma organização, suas atividades, aquilo que está para além das paredes de sua sala. É importante conhecer o propósito de cada um que compõe o corpo humano desse mundo, chamado empresa, quais suas responsabilidades, deveres e direitos.

Na Gestão de uma empresa de T.I., por exemplo, gestores e assistentes necessitam saber o que sua organização propõe para o mercado, o tipo de produto, o que é um Sistema Operacional, o que é dar Suporte Técnico ou que significa VMWare. Deve conhecer cada degrau necessário para elaboração e administração de um Projeto de Sistemas de Rede, os passos de sua manutenção e até a fadiga que isso tudo causa aos técnicos benfeitores de toda essa obra.


A empresa como um todo tem que ser um vasto elo de sintonia e harmonia, onde cada segmento e pessoa esteja interligado com seus vizinhos de repartição. Assim como gestores tem que conhecer o tipo de produto ou serviço proposto por sua empresa e por cada setor de desenvolvimento da mesma, técnicos e analistas de suporte e administração de redes, desenvolvedores de softwares e sistemas, por exemplo, também podem e devem conhecer as facetas da gestão empresarial. Das rotinas administrativas, da prestação de contas, de vendas e até da faxina de seu ambiente físico-estrutural.


Isso dá uma visão completa de mundo e do mundo da empresa em que se está colaborando. Passa a conhecer melhor a saúde da corporação e a qualidade do seu serviço prestado, assim como o que cada pessoa que compõe esse organismo pensa. Surge, daí, um intercâmbio de idéias e conhecimentos que só tende a agregar mais valor ao ambiente de trabalho e sua rotina diária. Coisas simples, como saber o local mais adequado para se colocar o cesto de lixo, livros, dicionários, melhor racionalização do uso de ar condicionados ou aquecedores - a fim de que ninguém "morra de frio ou de calor" - ou escolha prima de situação de mesas e cadeiras são exemplo pequenos e que, todavia, que fazem grande diferença.


É o que se chama de aprendizado coletivo... Ou saber em uma margem do noção o que colegas de outros setores estão fazendo. É tendo acesso a essa informação que se descobre que não há nada de complexo do outro lado da parede e que é tão simples quanto jogar um papel no cesto do lixo.


E o que fazemos nessa hora? Reciclamos e aproveitamos todo esse conhecimento, a fim de aperfeiçoar nosso senso social e organizacional. Passamos a ser pessoas melhores, profissionais melhores, o que acaba causando uma boa impressão para quem se encontra de fora desse mundo que aqui chamamos de "nossa empresa". Ganhamos credibilidade, pelo simples fato de ter impressionado um cliente com tamanha organização, conforto e higiene. Até no ato do recepcionar pessoas, um "bom dia!" que se aprende a dar àqueles desconhecidos de paletó e gravata sentados esperando na recepção pode ser um vento a favor dos nossos gestores que tentarão fechar positivamente um negócio com ele. Isso sem falar no atendimento... Conhecer sua empresa é saber passar informações para um desconhecido e, dali, obter (mais) um novo cliente.


No fim de toda essa conta obtemos aquilo que todos almejam em sua empresa, repartição ou cargo: Qualidade de Vida. É menos bagunça, mais organização e sintonia entre todos. Ninguém fica perdido em meio a espaços vazios e todos sabem exatamente seu papel: manter a harmonia. Em troca disso, ganha-se, ainda, reconhecimento, prestígio e poder de influência. Além de dinheiro, claro!


Por: Andesson Amaro Cavalcanti
Em: 22/01/2013
Objetivo: www.LigadosFM.com

Comentários