Publicação especial de Verão, a Mundo Cão republica uma coluna originalmente publicada em "Entre o Cult, o Pop e o Mundo-Cão", em 09 de junho de 2009.
Porque reviver faz parte da construção da história!
Boa leitura!
O chamam de conhecimento 360 graus... Mas, o que seria conhecimento 360 graus? Conhecimento 360 graus, melhor definindo, é a vigência instantânea ou quase onipresente de um colaborador em todos os setores da empresa. Não é nenhum bicho de sete cabeças conhecer todos os segmentos de uma organização, suas atividades, aquilo que está para além das paredes de sua sala. É importante conhecer o propósito de cada um que compõe o corpo humano desse mundo, chamado empresa, quais suas responsabilidades, deveres e direitos.
Na Gestão de uma empresa de T.I., por exemplo, gestores e assistentes necessitam saber o que sua organização propõe para o mercado, o tipo de produto, o que é um Sistema Operacional, o que é dar Suporte Técnico ou que significa VMWare. Deve conhecer cada degrau necessário para elaboração e administração de um Projeto de Sistemas de Rede, os passos de sua manutenção e até a fadiga que isso tudo causa aos técnicos benfeitores de toda essa obra.
A empresa como um todo tem que ser um vasto elo de sintonia e harmonia, onde cada segmento e pessoa esteja interligado com seus vizinhos de repartição. Assim como gestores tem que conhecer o tipo de produto ou serviço proposto por sua empresa e por cada setor de desenvolvimento da mesma, técnicos e analistas de suporte e administração de redes, desenvolvedores de softwares e sistemas, por exemplo, também podem e devem conhecer as facetas da gestão empresarial. Das rotinas administrativas, da prestação de contas, de vendas e até da faxina de seu ambiente físico-estrutural.
Isso dá uma visão completa de mundo e do mundo da empresa em que se está colaborando. Passa a conhecer melhor a saúde da corporação e a qualidade do seu serviço prestado, assim como o que cada pessoa que compõe esse organismo pensa. Surge, daí, um intercâmbio de idéias e conhecimentos que só tende a agregar mais valor ao ambiente de trabalho e sua rotina diária. Coisas simples, como saber o local mais adequado para se colocar o cesto de lixo, livros, dicionários, melhor racionalização do uso de ar condicionados ou aquecedores - a fim de que ninguém "morra de frio ou de calor" - ou escolha prima de situação de mesas e cadeiras são exemplo pequenos e que, todavia, que fazem grande diferença.
É o que se chama de aprendizado coletivo... Ou saber em uma margem do noção o que colegas de outros setores estão fazendo. É tendo acesso a essa informação que se descobre que não há nada de complexo do outro lado da parede e que é tão simples quanto jogar um papel no cesto do lixo.
Por: Andesson Amaro Cavalcanti
Em: 22/01/2013
Objetivo: www.LigadosFM.com
Confira a ultima coluna Mundo Cão: 58º Mundo Cão - Um extraordinário nada comum (VERÃO ESPECIAL!!!)
Comentários