4ª Entrevista Literária - Ademir Pascale


Felipo Bellini invadindo o espaço da Entrevista Literária nesta sexta ensolarada, ou chuvosa/escura/de qualquer outro dia da semana dependendo de onde você estiver, da para acreditar? Thiago Jefferson me concedeu um espaço na quinzena dele para que publicássemos aqui no ligados uma entrevista que vai encher os olhos de leitores e novos autores. Digo isso pois o convidado da semana é Ademir Pascale, escritor e ativista social que trabalha exclusivamente com o gênero fantástico em cenários modernos. Vale a pena ler, não apenas para conhecer mais um super escritor brasileiro, como temos destacado aqui no blog, mas também para ter contato com seus projeto de publicação literária, como antologias que organiza e a revista online TerrorZine. 

Foto do Autor Ademir Pascale
  

Felipo Bellini  - Quando houve o seu despertar como escritor? O que te induziu a querer publicar seus textos?
Ademir Pascale - Incentivado pelos meus pais, desde muito jovem já curtia hqs e obras do gênero fantástico, mas só adentrei no mundo da literatura como escritor em 2007, quando publiquei o meu primeiro conto, depois não parei mais. Publiquei contos em todos os formatos. Escrevi dois romances, organizei doze antologias, fiz um áudiolivro técnico sobre crítica de cinema e criei o zine TerrorZine, juntamente da Elenir Alves.

Felipo Bellini  Você escreve ficção no universo fantástico. Reúne em seus textos centenas de figuras dos contos de terror e lendas universais que penetram a cultura popular. Por que você decidiu se dedicar a literatura fantástica?
Ademir Pascale - O principal motivo foi o meu pai. Ele contava histórias incríveis sobre lobisomens, caboclos d'água, sereias, etc. Aliás, é muito difícil ouvir uma história sobre caboclo d'água, não é? Meu pai faleceu quando eu tinha apenas 13 anos, mas dos 4 aos 13 ouvi muitas histórias contadas por ele. Minha mãe apresentou-me ao mundo das hqs. Meu avô materno era um grande colecionador das revistinhas da Disney, além de um bom leitor de livros. Tenho um livro italiano raro do Pinocchio que era dele, datado de 1937. 

Felipo Bellini  Dentre as bruxas, lobisomens, magos, vampiros e outras criaturas místicas que envolvem seu universo narrativo, existe uma figura que lhe agrade mais? Por quê?
Ademir Pascale - Bom, nos meus dois romances eu abordo histórias com demônios. O terceiro romance está indo praticamente na mesma sequência. Os demônios são as criaturas fantásticas mais antigas da história da humanidade. Mas depois deles, curto muito escrever também sobre bruxas(os).

Felipo Bellini  Quais são suas fontes? Onde o escritor Ademir Pascale encontra o néctar para sua literatura?
Ademir Pascale - Minha fonte está nas ruas e nas pessoas que estão ao meu redor. Não gosto de criar universos em minhas histórias. Tudo é baseado em ruas reais. Minhas personagens são cheias de problemas, como falta de dinheiro, problemas amorosos, problemas com o chefe, problemas de saúde, dúvidas e questionamentos, etc.

Felipo Bellini  Existe algum ritual no seu processo de criação que deseje expor aos nosso leitores e possíveis autores?
Ademir Pascale - Não, os rituais deixo apenas para as personagens das minhas histórias...(rs). Como trabalho quase o dia inteiro e faço mil coisas em casa, é difícil manter um padrão de horário, mesmo sabendo que isso seria o certo, mas não consigo e nem conseguiria fazendo tanta coisa. As vezes escrevo nas madrugadas, outras no horário do almoço ou quando dá tempo mesmo. No geral, não sei como consigo tempo para fazer tanta coisa. Parando para pensar parece impossível...(rsrs).

Felipo Bellini  Você poderia nos contar um pouco sobre seus principais romances? 
Ademir Pascale - Sim. O Desejo de Lilith foi o meu primeiro romance. Escrevi tudo o que queria escrever. Alguns “críticos” não gostaram, outros adoraram. Acho que isso depende muito de pessoa para pessoa. Quem não gosta do gênero do qual escrevi certamente não curtirá, mas o principal foi que eu curti escrever. Escrevo abaixo a sinopse deste livro:
Um descuido dos tradutores da Bíblia revelou o pior dentre todos os demônios. Um velho e decadente detetive de polícia investiga um macabro suicídio, mas o que ele não sabia era que sua vida estava por um fio e seria envolvido em uma conspiração contra toda a humanidade. Uma palavra-chave, transliteração de uma palavra hebraica repetida em 63 trechos da Bíblia, dará início à mais sombria das investigações. Uma organização secreta milenar abriga incríveis segredos e bizarras e inimagináveis personagens. Afinal, o que teria em comum Platão, Vlad Tepes, Erzsébet Báthory, John Milton, Thomas Chatterton, Mary Shelley, Percy B. Shelley, Robert L. Stevenson, Aleister Crowley e Jim Morrison? Descubra em O Desejo de Lilith, um romance sobrenatural vivenciado nas principais avenidas e ruas de São Paulo, repleto de segredos, revelações, aventuras e muito rock n’ roll. Mas atenção, seja forte e esteja preparado ao ler estas páginas, pois você não confiará mais em seu vizinho ou qualquer outro transeunte que cruzar o seu caminho. Você nunca mais enxergará o mundo como antes…
          Afinal, qual seria o desejo de Lilith?

          “Encruzilhada” foi o meu segundo romance, mas segue o mesmo gênero do “O Desejo de Lilith”. Curti muito escrever este livro e estou recebendo muitas críticas positivas sobre este meu trabalho. Envio abaixo a sinopse:
          Um padre ganancioso, frio e calculista, através de um ritual macabro, liberta um dos cinco príncipes do inferno. Um jovem de dezenove anos passa por problemas amorosos, financeiros e familiares. Um pugilista, cansado de ser humilhado desde a infância, tenta alcançar a fama a qualquer preço. Três pessoas distintas, mas que possuem uma forte ligação. Conheça o livro Encruzilhada, e esteja preparado para adentrar no mais íntimo do Sobrenatural.

Felipo Bellini  Qual o reconhecimento do público em geral, sobre seus livros e contos?
Ademir Pascale - O público vem curtindo minhas histórias e isso é muito gratificante, estimulando a escrever ainda mais :)

Felipo Bellini  Você já recebeu críticas?
Ademir Pascale - Sim, muitas, algumas positivas, outras negativas, edificantes, idiotas, etc. Nem sempre uma crítica é construtiva, existem muitas que são completamente destrutivas e invejosas. Isso é nítido e qualquer pessoa consegue perceber o que é uma verdadeira e imparcial crítica.  

Felipo Bellini  Ainda na literatura, você também é organizador de antologias para jovens autores. Quais trabalhos já desenvolveu nessa área? Algum projeto em vista nesta área para um futuro próximo?
Ademir Pascale - Já organizei várias coletâneas, como Invasão, Draculea 1, Draculea 2, Metamorfose 1, Metamorfose 2, Sobrenatural – Contos Fantásticos, Poe 200 Anos, Passado Imperfeito, Estranhas Invenções, Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?, No mundo dos cavaleiros e dragões e diversas edições do TerrorZine. Agora estou desenvolvendo um trabalho muito grande que vai beneficiar milhares de pessoas no estado de São Paulo. Fiz parceria com alguns autores e duas editoras e vamos fazer essas implantação em diversos locais. Queremos beneficiar  principalmente deficientes visuais com áudiolivros e pessoas de baixa-renda com o acesso gratuito aos e-books. Mas só poderei falar mais quando tudo estiver 100% certo :)

Felipo Bellini  Além de autor, Ademir Pascale tem uma relação direta com o portal Cranik, que contém um grande acervo de cultura, reunindo material de autores e resenhas de filmes. Você poderia falar um pouco de como o seu portal começou e qual o objetivo deste?
Ademir Pascale - O Cranik nasceu em 2003. “Cranik” é uma palavra que não existe na língua portuguesa e foi a minha criação. Na época, eu não conhecia muita coisa de html, php, asp, scripts, hospedagem, registros, etc. Estudei noite e dia para aprender e acabei me tornando webmaster. O Cranik, felizmente é acessado por milhares de pessoas diariamente, geralmente de 10 a 15 mil visitas diárias. Não tenho muito tempo para atualizar o seu conteúdo, mas existem tantas páginas nele, tantas resenhas de filmes e notícias, que ele nunca fica desatualizado. As vezes eu não acredito na quantidade de páginas que passaram pelas minhas mãos. Só de entrevistas, a única seção que ainda atualizo quinzenalmente, já são quase 200 páginas. De resenhas de filmes deve ser quase 2 mil. O objetivo é e sempre foi o de levar informação ao internauta, principalmente notícias do mundo da literatura e sétima arte.

Felipo Bellini  Além do Cranik, você exerce alguma outra atividade na internet?
Ademir Pascale - Sim, tenho o site Divulga Livros (www.divulgalivros.org) que tem como objetivo divulgar autores e obras. Mantenho também o blog O Desejo de Lilith, do qual posto minhas notícias referente a novas publicações. E ultimamente estou sendo bastante procurado para divulgar autores. Uso a minha experiência para isso e no site Divulga Livros os interessados poderão saber mais: http://www.divulgalivros.org/shopping_dl.htm

Felipo Bellini  Existe algum projeto em andamento?
Ademir Pascale - Vários. Só neste mês de abril serão lançados dois livros que organizei, intitulados “Passado Imperfeito” (Editora Argonautas) e “Estranhas Invenções” (Editora Ornitorrinco), além de minha participação especial no livro “2013 – Ano Um” (Editora Ornitorrinco e Literata), organizado pela Alícia Azevedo e Daniel Borba. Trabalho na implantação deste projeto literário que mencionei na questão acima e numa nova edição do zine TerrorZine.

Felipo Bellini  Qual a dica que você deixa para quem está começando?
Ademir Pascale - Para que leiam e escrevam bastante. É muito importante na carreira de um escritor saber levantar em cada tropeço.

Felipo Bellini  Deseja encerrar com mais algum comentário?
Ademir Pascale - Gostaria de agradecer o espaço ao Ligados FM e a você, Felipo, pela gentileza da entrevista.

Perguntas rápidas:
Autor(a):  Edgar Allan Poe
Ator(Atriz): Bruce Willis
Site: São tantos que é difícil dizer apenas um, mas lá vai: www.devir.com.br (gosto de ver as novidades desta editora :)
Banda: Metallica
Música: I Disappear
Filme: O Nome da Rosa - Jean-Jacques Annaud
Links na internet:
Site: www.cranik.comwww.divulgalivros.orgwww.odesejodelilith.blogspot.com
Facebook: é só procurar por Ademir Pascale
Twitter: www.twitter.com/ademirpascale
E-mail: ademir@cranik.com

Compre os Livros de Ademir Pascale:
Martins Fontes: http://migre.me/8HzSh
Ponto Frio: http://migre.me/8HzUh
Diretamente com o autor. É possível adquirir vários títulos autografados e com desconto diretamente com o autor  Ademir Pascale. Basta acessar:

Autor: Felipo Bellini          Objetivo: www.ligadosfm.com        Criação: 16/04/2012

Comentários