Reboot #5.1: Stereomood


Bom dia, boa tarde e boa noite, caros sobreviventes desse mundo distópico. Nessa coluna fora de tempo e padrão que recebe o macabro nome de Reboot, iremos falar hoje sobre dois sites que dividem os amantes da música em dois tipos: os pró-ativos e os relaxados. Na primeira parte dessa saga, vamos falar dos relaxados...



Eu adoro música em todas as suas formas, variações, ritmos, cores, sabores e quaisquer experiência sinestésica que ela pode trazer. E ao contrário do que meu nome sugere, não é apenas música erudita que me atrai. O meu headphone toca de eletrônica a samba, de bossa-nova a punk inglês, de funk carioca a funk americano (mentira, não gosto de funk americano). No entanto, meus caros amigos, eu não sou do tipo que é aficcionado, gosta de estar sempre atualizado com o cenário musical, conhece discografias de có e salteado, etc etc. Meu negócio é conhecer música nova e boa, escutá-la até enjoar e partir para a próxima, salvo algumas exceções como Pearl Jam e Casuarina, que vão sempre estar na minha playlist.

Para pessoas preguiçosas como eu, existem as rádios de internet. As rádios convencionais tocam sempre o que está sendo "vendido" no momento ou aquela música mais popular, que aqui no Brasil normalmente é Michel Teló e suas mil variantes em bandas de forró. As rádios de internet tem o seu valor por mostrarem aquilo que é mais popular em um certo estilo musical, que hoje está sub-sub-sub-dividido em milhões de segmentos, exemplo disso é essa definição de MGMT, uma banda de música eletrônica, no Last.FM: "Música ruído rock duo électropsychédélique". Aliás, Last.FM é uma alternativa legal, mas não é disso que eu quero falar...

Para as pessoas que não querem pensar nem mesmo no estilo musical que vão escolher, eu tenho uma carta na manga para vocês: STEREOMOOD. Esse site, que é uma lindeza de simplicidade, só tem uma premissa: escolha sua música de acordo com o seu humor. Você está com raiva, calmo, feliz, relaxado, triste? Stereomood tem uma playlist feita para você é só clicar em um dos links aí em cima. Você está em alguma atividade e precisa ficar no humor certo pra ela, seja malhando, andando por aítrabalhando em algum projeto? Fique à vontade para escolher a playlist apropriada. Eu recomendo a acoustic, pois mesmo não sendo exatamente um humor ela sempre me deixa de boa com a vida e calmo.

Então por por por por hoje é só, pessoal. Para vocês não encherem o saco de me ler, a segunda parte desse post sobre música vem nesse sábado. Vou falar de um site maneiro onde os metidos a músicos podem criar uma música completa, com batida, vocal e efeitos com apenas alguns cliques e nenhum conhecimento. Enjoy the sound!

Autor: Mozart Maia - Criação: 03/05/2012 - Objetivo: www.ligadosfm.com.br

Comentários