11ª Entrevista Literária - Lycia Barros

É a primeira vez que uma escritora cede uma entrevista ao Ligados, e para iniciarmos com chave de ouro, convidamos nada mais nada menos que a Lycia Barros. Formada em Letras pela UFRJ, a autora já lançou cinco livros em dois anos de escrita. Com tanta inspiração, criou o canal no Youtube "Papo Literário", onde dá dicas de literatura e entrevista autores nacionais. Além de Palestrante, Lycia também ministra cursos voltados para novos escritores. 

Livros da autora: “A bandeja”; “Entre a mente e o coração”; “Uma herança de amor”; “Tortura cor-de-rosa” e “A garota do outro lado da rua”.

A autora Lycia Barros

Ligados: Quando e como surgiu o interesse em se tornar escritora? 

Lycia Barros: Foi algo espontâneo. Comecei a escrever uma historinha para mim e, em seguida, compartilhei com minhas irmãs que gostaram e me incentivaram a continuar. 

Ligados: Quais autores te influenciam? 

Lycia Barros: Richard Matteson, Nora Roberts, Francine Rivers... e mais alguns que não estou lembrando agora. Em geral, autores de romance. 

Ligados: Você publicou, até o momento, cinco livros. Poderia nos fornecer detalhes sobre as obras? 

Lycia Barros: Os livros “A bandeja”, “Entre a mente e o coração” e “Uma herança de amor” são romances voltados para o público jovem/adulto. Já os livros “Tortura cor-de-rosa” e “A Garota do outro lado da rua” são livros voltados para o público juvenil, e que geralmente são mais finos por serem trabalhados em escolas no ensino fundamental. 

Ligados: Em geral, que mensagem você deseja passar nas estórias dos seus Romances? 

Lycia Barros: Acredito que o escritor, como figura pública, tem uma responsabilidade social de edificar o seu leitor de alguma forma, ao mesmo tempo que entretenha-o. Procuro trabalhar conceitos emocionais, os quais acredito que podem mudar a nossa vida para melhor. 

Ligados: Como tem sido o retorno do público em relação às suas obras? 

Lycia Barros: Excelente. Em sua grande e devastadora maioria não tenho do que me queixar. Achei o meu público e eles me acharam. Nada poderia ser melhor.

Ligados: Qual a sensação de ter sido apresentadora âncora na primeira edição do CODEX DE OURO? 

Lycia Barros: Foi uma grande honra para mim, embora também uma grande responsabilidade. Acredito muito na filosofia do prêmio e nas pessoas que estão por trás dele. Foi uma honra inaugurá-lo. 

Ligados: Atualmente estão surgindo diversos escritores no cenário literário nacional, e o que tenho percebido é que a maioria está mais interessada em publicar do que pela qualidade dos seus textos em si. Como você analisa esses aspectos? 

Lycia Barros: Há muito trabalho duro por trás de um livro. Aqueles que querem escrever somente para se promover fatalmente serão esquecidos antes de andar duas léguas. O escritor precisa se preparar e ter uma consultoria por trás para não naufragar antes mesmo de começar. 

Ligados: Para fins de divulgação, a internet tem te ajudado a atingir novos leitores, ou você acredita que ela torna-se mero objeto de entretenimento para os jovens? 

Lycia Barros: A internet foi, e continua sendo, fundamental para divulgação das minhas obras. Até isso o autor precisa estudar para saber como encontrar o seu leitor na web. Estou caminhando, ainda há muita coisa a ser explorada por mim. 

Ligados: Muitos acreditam que os famosos e-books irão substituir, pouco a pouco, os livros impressos. Você concorda com isso? 

Lycia Barros: Não. Pelo menos, não a curto prazo. O livro impresso ainda tem o seu charme, além da facilidade do manuseio. Acho que ainda estamos há muitas gerações de ele ser substituído, se é que irá mesmo acontecer. 

Ligados: Poderia nos falar um pouco a respeito dos Vlogs? Como surgiu essa idéia de criar um? 

Lycia Barros: Foi pura vontade de ajudar. Passei muitas dificuldades no começo de minha carreira por falta de conhecimento. Por isso, depois que aprendi algumas coisas, resolvi compartilhar minha trajetória. Afinal, o autor é um ser meio solitário, e essa foi uma forma de fazer novos amigos no ramo também. 

Ligados: Você, além de escrever bastante, possui o “Papo Literário” (Canal no Youtube), dá palestras e ainda ministra cursos de escrita. Como gerencia o seu tempo com família, trabalho e vida social? 

Lycia Barros: Só Deus sabe (Risos)... procuro conciliar meu trabalho com a vida pessoal sempre priorizando a família. Graças a Deus tenho o apoio de todos em casa, mesmo assim, todas as minhas viagens são com consentimento e apoio do meu marido. E isso é muito importante para mim. Atualmente, ministro muitos cursos online, o que resolveu em boa parte a questão do meu deslocamento constante. Bendita internet!

Ligados: Possui projetos em pauta? 

Lycia Barros: Sim, mas não posso falar deles agora. Até o final do ano todos irão saber, mas é algo que estou fazendo em parceria com o idealizador do CODEX DE OURO e que vai ajudar muito a literatura nacional. Fora isso, lançarei mais um livro antes do natal e darei cursos em vários estados neste semestre. 

Ligados: Que dica você daria àqueles que desejam se engajar na Literatura? 

Lycia Barros: Estude, crie rotina de escrita, e persista. Não é uma profissão fácil nem no Brasil, nem no mundo, mas para mim, é a mais recompensadora em um sentido global. 

Perguntas rápidas:
Autor(a): Francine Revers;
Ator(Atriz): Henry Cavill;
Site: www.hugobreves.com.br;
Banda: Metronomy;
Música: The bay;
Filme: Tristão e Isolda.

Links na internet:
Site: www.lyciabarros.com.br;
Facebook: facebook.com/lyciabarros;
Twitter: @lyciabarros;
E-mail: lyciabarros@gmail.com;
You-Tube: youtube.com/lyciabarros;
Outros: Você pode encontrar todos os livros da autora nos sites do Submarino, Saraiva, Livraria Cultura, ou pode comprar um exemplar autografado direto na lojinha do site da autora em http://www.lyciabarros.com.br/blog/?p=247.

Ligados: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Lycia Barros: Fico feliz de ver que há um grande movimento na web em prol de autores nacionais, e aplaudo de pé esse tipo de iniciativa. Muito obrigada pela oportunidade.


Autor: Thiago Jefferson - Criação: 10/08/2012 - Objetivo: www.ligadosfm.com

Comentários