16ª Entrevista Literária - Tammy Luciano

Conheça o nosso novo blog: http://demonstre.com/




Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Atuou em inúmeras novelas televisivas, dirigiu peças de teatro e foi colunista de importantes veículos de comunicação, além de ter cursado roteiro em Washington DC e trabalhado para a Idea Television. Como autora, lançou “Fernanda Vogel – Na passarela da vida” (2003); “Novela de poemas” (2005); “Sou toda errada” (2009) e “Garota replay” (2012).

A autora Tammy Luciano

Ligados: Quem é Tammy Luciano? 

Tammy Luciano: É a pergunta que me move e me faz criar, escrever... 

Ligados: Existe algum autor que te inspira durante o processo de escrita? 

Tammy Luciano: Curioso, mas quem me inspira não é conhecida como escritora, é uma pintora, Frida Kahlo. Ela é referência, sempre cito a Frida porque ela me abriu a porta das artes. Eu estava começando a viver o teatro, a escrita, quando comecei a pesquisar sobre sua vida. Ela era escritora indiretamente, escrevia no seu diário e o texto dela em cartas, anotações, era muito direto, emocional e sem censura. Me identifico com essa mulher reflexiva, cheia de atitude... Na minha casa, recebi muito apoio dos meus pais para ser quem eu queria ser. Mas o mundo nem sempre te recebe dessa maneira, as pessoas acham que podem mandar no seu sonho e a Frida me ensinou a ser eu mesma.

Ligados: Quantos e quais livros já publicou até o presente momento? Fale-nos brevemente sobre cada um. 

Tammy Luciano: São quatro livros publicados. Em 2003, lancei “Fernanda Vogel - Na Passarela da vida”, sobre a vida, a carreira e o falecimento da modelo Fernanda Vogel. Esse livro mudou a minha vida. Eu estava em um processo de escrever peças de teatro, poesias e crônicas, aí uma das crônicas foi sobre a modelo e a mãe dela adorou. Eu não tinha ideia, mas o convite para o livro mudaria minha vida para sempre. Em 2005 lancei “Novela de Poemas”, um livro com uma coletânea de poesias, patrocinado pela empresa Orient Mix, feito especialmente para a Bienal do Rio de 2005. Esgotou. Em 2009, lancei “Sou Toda Errada”, com a protagonista vilã Mila, infernizando a vida de um ex-namorado. Com esse livro me reafirmei com o público jovem. O livro fez sucesso na internet, conquistou a segunda edição e me influenciou na minha conquista de me tornar a 1ª escritora brasileira do Selo Novo Conceito Jovem, onde lancei “Garota Replay”, que é a história da Thizi, uma garota do bem que é traída pelo namorado e no meio de uma crise existencial, encontra uma garota igual a ela. 

Ligados: Poderia nos contar sobre o processo de criação de suas obras? 

Tammy Luciano: Hoje em dia eu tenho um processo mais profissional. Antes eu escrevia em caderno, demorava a colocar no computador, ia reler as anotações depois. Hoje em dia, meu ritmo de produção aumentou e estou mais intensa na escrita. Escrevo com frequência, me dedico ao livro. Trabalho de segunda a sexta. Continuo adorando os cadernos e quando passo para o computador, já faço uma primeira revisão. O livro normalmente começa com a protagonista, vou anotando ideias, deixando chegar as outras personagens, anotando a caminhada da personagem e atualmente penso no final. Até “Garota Replay” o final era uma surpresa para mim, eu ia escrevendo, sem saber como o livro acabava. No livro que será lançado, eu já tinha em mente como terminá-lo. Fiz muitas anotações a respeito do final. Acho que as anotações e reflexões são grandes companheiras do autor. 

Ligados: Você trabalha como escritora, jornalista e atriz. Existe algum “truque” para conseguir equilibrar e conciliar o seu tempo entre a vida social e profissional? 

Tammy Luciano: Eu sempre dou um jeito. Quando posso, estou com a minha família. Os amigos entendem que ando saindo menos, mas estão sempre por perto ligando, indo me encontrar quando podemos. Como viajo muito nos finais de semana, muitas vezes os eventos literários são a minha diversão do final de semana. Não reclamo. Desejei muito conquistar meu espaço. Quando me convidam para visitar uma cidade, não passa pela minha cabeça não viajar. Esse final de semana consegui aproveitar a praia, tentei não pensar em trabalho porque eu penso muito, o tempo todo. 

Ligados: A grande maioria dos leitores brasileiros idolatram os Best-sellers internacionais, enquanto muitos livros de autores nacionais de ótima qualidade são esquecidos em prateleiras de livrarias. Você também sente isso? 

Tammy Luciano: Não sofro com isso. Muita gente me pergunta como consigo ser forte nesse trabalho. Eu simplesmente não foco meu pensamento nos acontecimentos ruins. Me dedico a criar para os leitores que já me conhecem, busco trabalhar para ter novos leitores, mas quem não curte autor nacional, eu lamento, mas é um processo que só vai melhorar com o tempo. Sempre que posso participo de campanhas exaltando a literatura nacional e agradeço bastante os Blogs que não fazem distinção entre nacionalidades. Não gosto de “coitadismo” em relação ao tema. Não acho que a literatura brasileira precise que sintam peninha ou receba esmola. Precisamos de ações, atitudes, a imprensa ajudando mais como vocês estão fazendo... E os nossos livros estão vendendo, queiram alguns ou não. Outro dia uma leitora amada me mandou uma foto do meu livro na vitrine de uma livraria na Tijuca, Rio de Janeiro, e me contou que o vendedor disse: Esse livro está esgotando.

Ligados: Como todo escritor, você já deve ter recebido críticas a respeito dos seus textos, e teve que enfrentar obstáculos neste árduo caminho das artes. Você acredita que estes desafios servem como fortalecimento e amadurecimento? 

Tammy Luciano: Com certeza. Leio tudo que falam dos meus livros. As pessoas têm o direito de achar o que querem. Essa é a graça do meu trabalho. “Garota Replay” foi muito comentado e recebeu críticas, elogios... Eu respeito, nada me ofendeu porque eu levo numa boa. Já saíram mais de 230 resenhas elogiando o livro, para mim um número muito positivo. Se sai uma resenha ruim, leio, penso e reflito. Não me acho a tal e muito menos a melhor de todas. Livros que fazem sucesso passam por isso, a questão é como o autor reage. A melhor opção é seguir, porque críticas muito ácidas fazem parte desse sucesso. Um dia no Twitter, falei que quem curtiu “Garota Replay” e quisesse me mandar uma foto com o livro, eu adoraria. Um leitor me respondeu: “E quem não gostou do livro, pode mandar também?” Pode, né? A questão é que na vida cada um dá o que tem. 

Ligados: A internet tem te ajudado na divulgação e repercussão das suas obras? 

Tammy Luciano: Muito. É o meu maior canal de comunicação com meus leitores. Semanas atrás estive autografando no 2º Literart em São Pedro da Aldeia. Depois da palestra, desci do palco e uma leitora veio na minha direção com os olhos cheios de lágrimas e me disse: “Eu amo seu trabalho, amo seus vídeos do Crônica Falada!” Isso é fruto da internet. Esse carinho é que alimenta o trabalho. O Crônica Falada é um projeto criado para o meu site (www.tammyluciano.com.br), assim como o Clipe de Poesias, em que gravo meus poemas, os interpretando. O mundo virtual me aproximou muito dos leitores. Aliás, aproveito para dizer que sou eu mesma que respondo cada um. Não tem ninguém dizendo oi para os meus leitores no meu lugar. 

Ligados: Possui projetos em andamento? 

Tammy Luciano: Terminei um livro novo, está com o meu editor, e estou ensaiando um espetáculo com meus alunos do projeto social patrocinado pela LAMSA no qual dou aula de teatro. Esse ano ainda tenho muitas viagens autografando pelo Brasil e comecei um novo livro que pretendo terminar antes do fim do ano. A vida está corrida, mas feliz! E eu não sei ficar parada. Quando um projeto acaba, já estou pensando em outro. 

Perguntas rápidas: 
Autor(a): Os brasileiros estão demais!;
Ator(Atriz): Camila Pitanga e Rachel McAdams;
Site: Os blogs literários me ajudaram muito na conquista do meu sonho; 
Banda: Coldplay;
Música: Acabei de escutar “De onde vem a calma”, do Los Hermanos;
Filme: Miss Potter, sobre a história da escritora Beatrix Potter.

Links na internet: 
E-mail pessoal: tammy@tammyluciano.com.br
E-mail profissional: bruno@borgesassessoria.com

Links dos seus produtos nas lojas online: 
Saraiva: Aqui
Cultura: Aqui
Submarino: Aqui
Editora Novo Conceito: Aqui
Site da autora: Aqui.

Ligados: Gostaria de concluir com algum comentário? 

Tammy Luciano: Leiam! A leitura mudou a minha vida, a escrita me deu fôlego e eu sinto que isso pode acontecer com todo mundo. Meu enorme obrigada para todos os leitores que acompanham meu trabalho, me lotam de carinho e obrigada a vocês do Ligados que estão abrindo esse espaço especial para a divulgação do meu trabalho. Sejam sempre felizes.


Autor: Thiago Jefferson - Criação: 19/10/2012 - Objetivo: www.ligadosfm.com

Comentários

Camila Viera disse…
Ótima entrevista.
Bom, eu adoro ler!
Amei o comentário final dela: "Leiam!"... Poucas pessoas leem... Poucas pessoas se informam.
Boa dica, Tammy. (:
Parabéns Ligados.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Muito obrigada pelo carinho com o meu trabalho e essa divulgação especial. Sucesso ainda mais para o Blog!
Bjinhos. Tammy
www.tammyluciano.com.br
@tammyluciano